quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dia 07/04/13 - Florença


Oba! Hoje foi dia de conhecer um dos lugares mais lindos desse mundo: Florença!!!

Apesar de não fazer parte do roteiro da Europamundo, para aproveitar a estadia na Europa, por que não dar uma esticadinha até a capital da Toscana?
 
Tudo planejado antecipadamente, como de costume, economizamos com o trem e sabíamos exatamente o que fazer pra aproveitar bem o dia.
 
Conhecemos o trem de alta velocidade da Itália. Compramos as passagens pelo próprio site da Trenitalia. Fomos com o Frecciarossa e voltamos de Frecciargento. Não vi muita diferença entre os dois.
 
 
 
 
Em menos de 2 horas fomos de Roma à Florença. O trem parte da estação central de metrô de Roma - a estação Termini. Para quem precisa se deslocar bastante, acho interessante reservar hotéis perto desta estação, já que Roma não tem uma malha grande de metrôs. São apenas duas linhas que se cruzam nesta estação central.
 
 
 


O trem é muito confortável e as paisagens durante a viagem são lindas demais.
 

 
Chegamos em Florença às 9h15. Descemos na estação Santa Maria Novella.
Aqui vão duas dicas importantes:
 
1 - Deve-se prestar atenção na hora de comprar as passagens, para que a chegada seja na estação mencionada, pois fica bem no centro da cidade. Não é necessário usar táxi pra nada. A outra estação, chamada Campo di Marti, fica longe da cidade.
2 - Fique atento para saltar na estação correta. O nosso trem, por exemplo, seguiria até Veneza, parando em várias cidades. A primeira foi Florença. Então, atenção para não dormir e perder a estação.
 
Veja como a estação fica perto de tudo
 
Fomos caminhando até o Duomo, a Catedral mais linda da Europa, na minha opinião. Por dentro não é tão bonita, mas por fora é tão rica em detalhes de mármore e tão imensa que impressiona muito.




 
Ventava tanto que não deu pra apreciar o Duomo e seu Batistério com muito "conforto".
 
Interior do Duomo
 
Para nossa surpresa, estava acontecendo uma maratona e algumas ruas estavam interditadas por isso. Mas Florença é sempre linda, mesmo como frio, vento, lotada de turistas, maratona....

Caminhamos até a Piazza de la Segnoria, um museu a céu aberto:







Passando pelo corredor da Galeria Uffizi, que tinha uma fila enorme para o museu, chegamos a esta vista linda do rio Arno e da Ponte Vecchio:
 
 
 
 
 
 
 
 
A ponte Vecchio foi a única poupada pelos alemães na 2ª guerra. Todas as outras foram destruídas. Dizem que foi por ordem do próprio Hitler. Acredito que não tiveram coragem de destruir essa beleza...

Atravessamos a ponte, apreciando suas paisagens e suas lojas de joias (aqui só ouro!).


 
Muitos amantes ainda acreditam que fechando um cadeado com suas iniciais e jogando a chave no rio, o amor será eterno. Há muitos cadeados, principalmente em volta da estátua de Benvenuto Cellini (grande artista da região). No entanto, hoje essa prática é proibida por estragar as ferragens das pontes e quem for pego em flagrante leva multa de 50 Euros.

 
 

 
Voltando, fomos almoçar no restaurante Mamma Mia. Tinha visto indicação no TripAdvisor. A comida realmente é boa, mas as porções são pequenas e os preços são grandes.... Fica num lugar bacana, pertinho do mercado novo (aquele do Javali da sorte).
 




Fui de gnocchi e bruschetta, a tia Marlene e Giu de pizza e Sylvia de gnocchi também.
Vinho tinto da casa para acompanhar. É tão bom quando o vinho da casa é um chianti!!!


 Tempo para comprinhas... Aqui tem uma mega loja da Zara (adoro!) e tantas outras...
A essa altura já estávamos tão cansadas, mas nosso trem só sairia à noite. Ficamos sentadas na Piazza de la Republica, apreciando boa música que um rapaz tocava por lá. Esse lugar tem um clima muito especial!
 



  Estava sendo realizada uma feira de queijos, salames, mel...Ummm vontade de trazer tudo!
 
A Giu não estava muito bem. O remédio pra gripe a deixou praticamente dopada. Então fomos para a estação. Deixei-as sentadas no McDonalds e fui tentar adiantar o horário do trem pra voltarmos (santo Mc que não enche o saco de ninguém para que saiam da mesa se não estiverem comendo).
Depois de encarar uma fila enorme, consegui adiantar o trem para as 18h40. Fui atendida por um senhor italiano que já havia morado no Brasil e queria puxar conversa, só que já eram 18h35! Paguei a taxa de remarcação e corri para chamá-las.
Assim que entramos no trem, o mesmo saiu em menos de 1 minuto! Ai que medo de perder outro trem!!!
 
Chegamos ainda cedo em Roma e jantamos no hotel, comemorando nosso último jantar aqui.
Hoje só uma saladinha porque já comi demais! Mas o vinho não pode faltar! kkkkk
 

 
Mais algumas fotos de Florença:






















 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate